Livro: Se eu fechar os olhos agora, Edney Silvestre

No caminho rumo ao diploma, escolhi como tema para o meu TCC os novos nomes da literatura brasileira. Venho anotando autores apontados como promissores (com a ajuda de especialistas) e vou engatando um livro atrás do outro. Sozinha, nunca acho os livros que procuro nas livrarias; as pessoas que me atendem também costumam ter problemas. O novo autor está sempre escondido nas prateleiras – chegar aos leitores é o grande desafio.

Assim, tive vontade de ir escrevendo sobre estes livros. Em 2009, me encantei com “A Chave de Casa”, primeiro romance de Tatiana Salem Levy, sobre o qual escrevi na época, e que desde o começo quis incluir em meu projeto. (Mas que ainda não reli para atualizar o texto, do qual já não gosto.)

A primeira leitura realizada para o TCC, então, foi “Se eu fechar os olhos agora”, de Edney Silvestre, vencedor do Jabuti de melhor romance e do Prêmio SP de Literatura, na categoria melhor autor estreante, ambos em 2010. Silvestre já é conhecido como jornalista, o que deve ter ajudado na divulgação de seu livro – além dos prêmios. O romance tem uma linguagem clara e vai enredando o leitor na trama, que mostra dois garotos e um senhor de idade investigando um crime brutal.

Os diálogos são sempre com travessões e misturam a inocência dos garotos – chocados com a morte – com os traumas deste senhor, obtidos nos porões da ditadura Vargas. A história se passa em 1961, em um Brasil que tinha ilusões de crescimento e democracia, “um outro país”, como enuncia o prólogo (de que faz parte o trecho lido no vídeo acima), em um tom mais poético que o adotado no restante do livro, mais objetivo.

Trecho (diálogo entre o menino Paulo e o Sr. Ubiratan):

“- Cada vez que eu falo uma coisa para você, você me faz pensar em outra, mais na frente.

– Que bom.

– Que bom, por quê? Eu fico com a cabeça cheia de perguntas, só isso.

– Melhor do que ficar com ela cheia de respostas. Boa noite, Paulo.”

Anúncios

Tags:, , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: