Godard chega aos 80 anos com estreia de novo filme

Os distribuidores brasileiros conseguiram fazer o aniversário do cineasta Jean-Luc Godard coincidir com a estreia nacional de ‘Film Socialisme’, novo trabalho do consagrado diretor francês. Nascido em 3 de dezembro de 1930 e natural de Paris, Godard cresceu na Suíça e depois voltou para a França para estudar etnologia na Sorbonne.

Em 1952 ele começou a fazer colaborações para a revista Cahiers du Cinéma. Depois de filmar vários curta-metragens, o cineasta fez ‘Acossado’ em 1959. Este seu primeiro longa se destacou como um dos primeiros filmes da Nouvelle Vague, um movimento cinematografico francês dos anos 1960, caracterizado pela presença de realizadores jovens e avessos às regras do cinema comercial.

Com 93 filmes no currículo, entre longas e curtas-metragens ficcionais e documentais, Godard foi um dos líderes da Nouvelle Vague, do qual também participaram François Truffaut (‘Os Incompreendidos) e Claude Chabrol (‘Nas Garras do Vício’, considerado o primeiro filme do movimento). O cineasta criou uma linguagem cinematográfica própria, fazendo uso da câmera na mão e de roteiros não-lineares, entre outros recursos, criando filmes muitas vezes considerados chatos ou difíceis.

Nos anos 1960, Godard adotou sua então esposa Anna Karina como musa. Os dois fizeram sete filmes juntos e a jovem se tornou uma das atrizes símbolo da Nouvelle Vague.

Godard influencia grandes diretores até hoje. David Lynch, Pedro Almodóvar, Quentin Tarantino, Gus van Sant e Mathieu Amalric são apenas alguns dos que se dizem fãs do cineasta. Atualmente Godard vive na cidade de Rolle, na Suiça, onde se instalou há 30 anos com sua companheira Anne-Marie Miéville, após ter declarado que se tratava de “um lugar qualquer”, onde pode encontrar paz e tranquilidade longe dos holofotes.

Noita escrita e publicada hoje no Portal da RedeTV.

Anúncios

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: