Dia Internacional da Animação ganha Mostra gratuita

Dia 28 de outubro é o Dia Internacional da Animação (DIA). Para comemorar a data, será realizada nesta quinta-feira (28) uma mostra simultânea e gratuita em mais de 400 cidades brasileiras.

O DIA 2010 comemora o gênero com a exibição de curtas-metragens nacionais e internacionais. O site oficial do evento convida o espectador: “São centenas de cidades brasileiras unidas, participe você também dessa grande festa!”

A data 28 de outubro foi escolhida por ser o início das animações: foi neste dia que Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Foi a primeira exibição pública de desenhos animados no mundo. Ainda demorariam 3 anos para que o cinematógrafo fosse apresentado pelos irmãos Lumiere.

Realizada desde 2006, a Mostra é uma iniciativa da Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA, na sigla original francesa) que lançou o Dia Internacional da Animação em 2002. A iniciativa tem o apoio de grupos filiados de 51 países.

Para a edição 2010, foram inscritos 73 curtas-metragens em animação de vários estados brasileiros. Destes, 11 foram selecionados para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes no Brasil e nos 51 países membros da ASIFA. Além das exibições da mostra oficial, nacional e internacional, as cidades participantes realizam várias atividades paralelas.

Alguns destaques são da seleção internacional são ‘Zsa zsa zsu’, de Tromarama (Indonésia); ‘Pássaros’, de Filipe Abranches (Portugal); ‘Hide & Seek’, de Sherif Abbas (Egito) e ‘Kensho’, de Daniel Kang (EUA).

Da seleção nacional, um dos destaques é ‘Bonequinha de Papel’, de Luciana Eguti e Paulo Muppet, um videoclipe retrô-futurista em preto e branco sobre uma bonequinha andróide e seus amigos tecnológicos que foi criado para a música de mesmo nome da banda Pequeno Cidadão (formada por Edgar Scandurra, Arnaldo Antunes e Taciana Barros). E também o curta ‘Como comer um elefante’, de Jansen Raveira, que conta a experiência traumatizante de uma aspirante a Miss que não consegue ler ‘O Pequeno Príncipe’.

Confira no site do evento um mapa com a programação completa de cada cidade. As sessões começam a partir das 19h30 desta quinta e terão uma hora de duração cada, com a exibição de vários curtas.

Serviço:
Dia Internacional da Animação
Onde: diversas cidades
Quando: hoje, 28 de outubro, a partir das 19h30
Quanto: grátis

Nota escrita e publicada hoje no Portal da RedeTV.

Anúncios

Tags:, , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: