FLIP anuncia novo curador para 2011

A FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) anunciou nesta quarta-feira (20) que terá um novo curador para sua edição em 2011. O novo curador será o jornalista Manuel da Costa Pinto, ele substitui o também jornalista Flávio Moura, que esteve à frente da curadoria do evento entre 2008 e 2010.

Manuel da Costa Pinto é mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP) e foi um dos criadores da Revista Cult, além de já ter publicado diversos livros sobre literatura. O jornalista também foi mediador da mesa entre Alessandro Baricco e Contardo Calligaris, realizada na sexta edição da FLIP, em 2008.

Na nota divulgada pela organização do evento, Mauro Munhoz, diretor-presidente da Associação Casa Azul, organização responsável pela FLIP, comenta que Manuel é “um dos jornalistas mais reconhecidos por sua dedicação à literatura e irá desenvolver um belo trabalho à frente da programação da FLIP, inovando e mantendo a excelência dos anos anteriores”.

O antigo curador, Flávio Moura, permanecerá na FLIP, mas agora como responsável pelos projetos especiais do evento, como publicação de livros e DVDs. Moura afirmou, na mesma nota, que “é uma honra” ser sucedido por um profissional que é “referência para quem trabalha com literatura no Brasil”.

A edição da FLIP 2011 ainda não tem data definida, mas o novo curador já anunciou que pretende dar continuidade aos resultados que garantiram às últimas edições um público estimado em mais de 20 mil pessoas. “A FLIP transformou a cena literária brasileira, criando uma nova modalidade de interação entre escritores e leitores”, disse.

Nota escrita e publicada hoje no Portal da RedeTV.

Anúncios

Tags:, , , ,

2 responses to “FLIP anuncia novo curador para 2011”

  1. Ronaldo Gouveia de Medeiros says :

    Não sei por que foi designado um jornalista paulista para ser curador da FLIP 2011, tendo em vista que não faltam intelectuais fluminense e cariocas para assumir essa atividade em um dos eventos mais importantes do calendário cultural de Paraty e, por extensão, do estado do Rio de Janeiro. A Secretaria de Cultura do RJ e as autoridades municipais precisam ser mais rigorosas. Gostaria de saber se haveria possibilidade de um carioca ser curador da Bienal de SP.

Trackbacks / Pingbacks

  1. Programação FLIP 2011 « (Não) Apenas divagações - 22/05/2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: