Exposição revela espontaneidade da pintura popular

Descoberto pelo galerista e estudioso da cultura popular brasileira Roberto Rugiero, o artista primitivista Alex dos Santos ganha em São Paulo sua primeira exposição individual, sub curadoria do próprio Rugiero. Com um estilo simples, as obras do jovem pintor (de 30 anos) são repletas de fíguras humanas, sempre muto coloridas, que buscam contar uma história completa na tela.

Falando do estilo do artista, Rugiero destaca que a arte popular é espontânea: “A pintura popular muitas vezes não vem de nenhuma tradição, ela surge por si só.” No caso de Alex dos Santos, Rugiero acredita que ele já é um artista maduro, apesar de novo: “A pintura dele é uma coisa [que vem] da alma, não é pré-fabricada”, diz, comentando que muitos artistas só produzem obras primitivistas por oportunismo, observando os livros e copiando estilos.

Segundo Rugiero, Alex é um artista popular como há tempos nosso país não via: “Na minha opinião, a importância dele é que há cerca de 35 anos não aparecia no Brasil um pintor popular.” Para o especialista em cultura popular, este gênero artístico requer espontaneidade e estilo: “É difícil alguém que tenha não só um estilo, mas também um eixo narrativo [em seus quadros].”

Natural de Jaboticabal, interior de São Paulo, Alex dos Santos nasceu em uma família pobre e passou a vida longe das escolas de arte. Padrinho artístico de Alex, Rugiero conta que o jovem foi desenvolvendo seu estilo a partir de materiais como caixas de papelão ou paredes, em cima das quais ele desenvolvia seus grafites, técnica com a qual criou suas primeiras obras.

“Conheci o trabalho do Alex há seis anos, quando ele ainda trabalhava com grafiti, mas como não era minha especialidade nem me interessei muito. Há três anos comecei a ver trabalhos dele em pintura. Quando vi um trabalho já bem formado dele achei que era hora de trazê-lo para São Paulo”, afirma Rugiero, que acredita que, saindo das condições de trabalho em que vive, Alex tem “uma iluminação [artística]”.

Serviço:
Exposição Alex dos Santos
Onde: Galeria Pontes. Rua Minas Gerais, 80 – Higienópolis, São Paulo-SP. Informações: (11) 3129-4218
Quando: até 9 de outubro, segunda a sexta das 10 às 19h e sábado das 10 às 17h
Quanto: grátis

Matéria escrita e publicada terça-feira (14) no Portal da RedeTV.

Anúncios

Tags:, , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: