Inspirada no 11/09, exposição busca criar ‘Guernica’ moderna

A exposição ‘Beauty for Ashes Project (Das Cinzas à beleza)’, inaugurada neste sábado (11) no Sesc Pinheiros, em São Paulo, toma como base o atentado terrorista às “Torres Gêmeas” para criar um painel artístico do terrorismo em diversas partes do mundo. A ideia, revela Duda Penteado, idealizador do projeto, é criar uma “Guernica moderna”.

A referência ao mural ‘Guernica’, que o espanhol Pablo Picasso criou em 1937 para criticar a Guerra Civil Espanhola, não é gratuita. O painel se tornou emblemático no gênero e, assim como Picasso, Penteado quer criar uma grande junção de obras de arte que retratem, reflitam e provoquem um pensamento crítico sobre a cultura da violência em que vivemos hoje.

A ideia de criar o projeto surgiu logo após a queda das torres, revela o paulistano Penteado, que mora nos Estados Unidos há 15 anos. “Meu ateliê ficava de frente para o World Trade Center, minha esposa me ligou avisando que um avião tinha atingido a primeira torre, eu subi pra ver a fumaça e achei que fosse um acidente. Mas aí veio o segundo avião e eu percebi que não era. Achei que fosse o começo da terceira guerra mundial.”

Logo após o incidente, Penteado conversou com um dos sobreviventes da tragédia e gravou seu depoimento. O relato do jovem deu origem a um curta que, segundo Penteado, “é uma video-instalação contando a história real de alguém que sobreviveu”. Assim nasceu o projeto Beauty for Ashes.

Hoje, junto com grupos de alunos associados à universidades norte-americanas, ele incentva a criação de obras relacionadas ao terrorismo pelo mundo. A exposição esteve nos Estados Unidos, onde foram produzidas obras sobre o WTC, vem à São Paulo, onde espera-se que sejam produzidas obras sobre o terrorismo no Brasil, e depois segue para países como China, Índia, diversos países do Oriente Médio e Espanha, berço do quadro que inspirou o projeto.

Também fazem parte do projeto performances artísticas, como o Manifesto do Pijama, em que os interessados saíram caminhando com pijamas pela cidade de São Paulo. A ideia da intervenção é despertar o olhar das pessoas para a apatia em que vive a sociedade contempôranea.

“A criação coletiva é o principal nessa exposição”, enfatiza Penteado, que convida o público para participar da criação de um painel coletivo sobre os terrorismos pelo mundo.

Serviço:
Beauty for Ashes Project (Das Cinzas à beleza)
Onde: Sesc Pinheiros. Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo – SP
Quando: de 11/09 a 02/10, terça a sexta, das 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30.
Quanto: grátis

Matéria escrita e publicada sábado (11) no Portal da RedeTV.

Anúncios

Tags:, , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: