Começa o mês islâmico do Ramadã

A partir desta quarta-feira (11), e até o dia nove de setembro, os adeptos do islamismo iniciam um mês de jejum e devoção à Deus: é o início do Ramadã, o nono mês do calendário islâmico (um calendário lunar 11 dias mais curto que o tradicional calendário solar de 365 dias, fato que faz com que a data dos feriados islâmicos varie a cada ano em relação ao calendário solar).
O Sheik Jihad Hassan, presidente do Conselho de Ética da União Nacional das Entidades Islâmicas, explica que, nesse mês, “Deus determinou que os muçulmanos jejuassem, deixassem de comer e beber líquidos e deixassem de ter relações sexuais da alvorada até o pôr do sol.” O jejum, porém, é apenas o sacrifício físico realizado, ele completa, “o Ramadã é um mês de reflexão, de descanso das coisas ruins, ele ensina paciência e prega a transformação física, mental e espiritual.”

Presente no Alcorão como uma das obrigações dos seguidores de Alá, Hassan explica que o Ramadã é um mês celebrado através do jejum: “essa prática é a adoração mais sincera a Deus, porque você pode fazer qualquer coisa apenas para agradar os outros, mas não tem como você mostrar que está de jejum. Ele é secreto, fica entre você e Deus.”

Muito fiéis viajam à Meca durante este mês para orar e, fechando esses 30 dias de devoção, há um feriado e é realizada uma grande cerimônia religiosa em Meca, que é seguida de uma confraternização entre toda a comunidade islâmica.

Quando se fala em jejum, muito imaginam que seja um mês triste, sem almoços em família ou encontros de amigos. No entanto, Hassan conta que “o jejum ensina o não desperdício, mas existe a fartura. No mês do Ramadã as famílias se convidam para jantar, são feitos pratos árabes típicos, como kibe cru, pasta de homus e esfihas. As confraternizações são muito frequentes e fortalecem os laços de amizade e parentesco [entre a comunidade islâmica].”

Matéria escrita e publicada ontem no Portal da RedeTV.

Anúncios

Tags:, , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: