FLIP: Organizadores comemoram acertos da 8ª edição

Na coletiva de encerramento da FLIP 2010, os organizadores destacaram que o evento superou suas expectativas. O curador do evento, Flávio Moura, se mostrou surpreendido com o sucesso da arriscada homenagem à Gilberto Freyre.

Sobre os convidados, Moura comemorou a integração entre autores. “Ninguém sabia se a conversa entre Azar Nafisi e o A. B. Yehoshua daria certo e foi ótimo!” O curador lembrou ainda mesas que debateram entre si, como as de Rushdie e Terry Eagleton.

Sobre a participação de Robert Crumb no evento, Moura acredita que sua participação ficou muito além do esperado. “Conseguimos trazer uma lenda vida para Paraty e ele de fato falou com o público. É algo sensacional que a FLIP pode oferecer, essa integração entre autores e leitores.”

Geralmente realizada em julho, o evento mudou para agosto neste ano devido à Copa do Mundo. O público estimado de 2010 foi de 15 a 20 mil pessoas, incluindo os paratienses que participaram da Festa. Menores que os números do ano passado (estimados entre 20 e 25 mil pessoas), o organizador do evento, Mauro Munhoz, disse que a diminuição é até uma vantagem: “É muita gente para uma cidade tão pequena. Pensamos até em mudar a festa para o final de junho se acharmos que ano que vem viram muitas pessoas.”

A FLIP 2010 teve uma mesa que discutiu o papel da cidade de Paraty na formação autores e no incentivo à cultura. Munhoz ressalta que a cidade tem uma história muito grande de turismo cultural. “Aqui tem muitos artistas, pintores, atêlies. O próprio cinema novo passou por Paraty.” Uma ideia macro da FLIP e de seus parceiros, destaca Munhoz, é transformar Paraty em um pólo do turismo cultural.

Matéria escrita e publicada domingo (08) no Portal da RedeTV durante a cobertura da FLIP 2010.

Anúncios

Tags:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: