FLIP: Terry Eagleton acredita que Deus voltou à pauta de discussões

Em sua mesa na FLIP neste sábado (07), o crítico cultural britânico Terry Eagleton fez sevéras críticas ao “ateísmo fanático” do biólogo evolucionista Richard Dawkins, que esteve na FLIP 2009, e de quem o estudioso é um opositor intelectual. Eagleton acredita que ainda há espaço para a fé, apesar de sua falta ser um fenômeno “inerente ao capitalismo”.

O crítico dialogou com as ideias de Dawkins e também do jornalista Christopher Hitchens sobre Deus. Eagleton afirmou que o problema em Dawkins é que ele “afirma erradamente que toda fé é cega, mas esquece que todo ser humano tem fé em algo”, o biólogo, continua, não simplesmente desconfia de Deus, ele zomba daqueles que tem fé Nele. A Hitchens, por outro lado, ele poupou críticas e se mostrou bem respeitoso: “Ele é objetivo, ele acha que a religião é uma coisa nojenta, mas respeita quem acredita nela.”

O mediador da conversa, Silio Boccanera, apresentou Eagleton dizendo que ele já foi chamado de punk, rebelde e é comumente rotulado como “uma mistura mortal de católico e marxista”. Ao longo da mesa, o crítico reagiu aos rótulos à altura, afirmando que “antes de dizer que a religião é o ópio do povo, Marx disse que a religião é o coração de um mundo sem coração.”

Em uma das grandes discussões da FLIP 2010, o britânico disse que “os ateus não foram confrontados com uma versão de cristianismo que pudessem aceitar”. Para ele, a religião é uma questão de respeito, que deve fugir e evitar fanatismo e fundamentalismos.

Matéria escrita e publicada sábado (07) no Portal da RedeTV durante a cobertura da FLIP 2010.

Anúncios

Tags:, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: