FLIP: Azar Nafisi, Yehoshua e o papel da literatura na sociedade

Na tarde desta sexta-feira (06), a iraniana Azar Nafisi e o israelense A. B. Yehoshua se reuniram para conversar durante mais uma mesa da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). Mediada pelo escritor brasileiro Moacyr Scliar, os dois escritores provenientes do Oriente Médio discutiram o papel da escrita nas sociedades modernas, política e fanatismos religiosos.

Mundialmente famosa por ‘Lendo Lolita em Teerã’, Nafisi falou que, com seu novo livro, ‘O que eu não contei’, buscou entender seu país e resgatar as memórias esquecidas após ter se auto-exilado nos Estados Unidos. Para além das simples questões políticas, Nafisi acredita que “o papel da literatura é revelar a verdade, ela subverte a política”.

Em uma mesa marcada ela militância pacifista dos dois autores, Yehoshua disse que a questão da moralidade é algo essencial à toda literatura. “Nos últimos 50 anos, a literatura tem se afastado desse papel de questionar a moral das sociedades. Se você deixa isso de fora, perde-se a chance de analisar a sociedade e repensá-la.”

O clima político e de crítica ao atual governo iraniano predominou durante a mesa. Nafisi foi dura ao condenar as leis radicais que permitem, por exemplo, que mulheres sejam apedrejadas ou que senhores de 80 anos se casem com quantas meninas quiserem. Apesar disso, a escritora se disse esperançosa com o futuro de seu país. “Acredito que o Irã será um modelo de mudança. O Irã é o Leste Europeu de amanhã”, previu.

Yehoshua reforçou as ideias de Nafisi, afirmando que o Irã é um país com uma grande cultura de importância milenar. Ele reforçou a questão da moral nos livros, afirmando que “inserir moral nos livros é a única forma de combater os fundamentalismos [de qualquer tipo, não só os religiosos]”.

Matéria escrita e publicada sexta-feira (06) no Portal da RedeTV durante a cobertura da FLIP 2010.

Anúncios

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: