FLIP: Especialistas acreditam que futuro do livro é empolgante

Na segunda mesa da FLIP a discutir a história dos livros, o historiador Robert Darnton, responsável pela digitalização do acervo da biblioteca de Harvard, e John Makinson, CEO da Editora Penguin, pioneira no mercado de livros digitais, falaram sobre o futuro do livro e as adaptações pelas quais deve passar para sobreviver.

Retomando a discussão iniciada ontem com o historiador Peter Burke, Darnton voltou a defender que o livro precisa se adaptar se quisermos preservar a prática da leitura, defendida por todos, para além da plataforma em que se encontre o conteúdo lido.

A mesa anterior buscou discutir o começo do livro, os exemplares raros e as subversões realizada pela sociedade na literatura. Desta vez, a conversa girou em torno das previsões feitas pelos dois especialistas para este item tão precioso ao público da FLIP. Nenhum dos dois acredita no fim do livro como forma de transmissão de conhecimento, mas, da forma como o conhecemos hoje, talvez ele já não exista em alguns anos.

Makinson acredita que com os livros digitais, os chamados e-books, é possível enriquecer o conteúdo oferecido aos leitores. “Em um e-book de história da segunda guerra mundial, por exemplo, é possível inserir trechos de documentários sobre o tema que dão ao leitor uma visão mais ampla do assunto. Coisas que não são possíveis no livro impresso.” Darnton completa o pensamento do colega de mesa: “o futuro da edição empolgante!”

Matéria escrita e publicada sexta-feira (06) no Portal da RedeTV.

Anúncios

Tags:, , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: