Conheça os cordelistas Macambira e Queridina

Entre uma mesa literária e outra, o público que circula pelas ruas de Paraty pode conhecer outros autores, com credenciais e tendas próprias. Marinalva Bezerra e Fernando Rocha trouxeram seus cordéis e a tenda, um velho guarda-chuva, de Esperança-Paraíba e, durante a FLIP, devem percorrer as ruas com seu baú repleto de livretos que contam as aventuras de Macambira e Queridina, personagens autobiográficos do casal.

Cordelistas desde 2002, o casal, ela com 42 anos e ele com 48, vem à FLIP pela segunda vez e conta que tem tido uma boa recepção do público. “Em geral as pessoas gostam. Quem não gosta também a gente evita, só é bom ficar perto de quem gosta da gente”, diz Marinalva, que diverte com seu batom vermelho, propositalmente borrado.

Com os cabelos pintados de branco e roupas coloridas, eles contam que a maquiagem é para dar credibilidade. “A velhice traz um ar de experiência, as pessoas confiam mais!”, brinca, sentada em um banquinho improvisado, revelando o sotaque carregado de quem veio de longe divulgar sua arte.

Longe das tendas e da estrada, Marinalva dá aulas de sociologia para o ensino médio em uma escola estadual na cidade onde moram, Fernando é representante comercial, e justos eles foram se aprimorando na arte dos folhetos. “Meu pai era cordelista. Eu comecei fazendo desenhos pelo computador e depois fui aprendendo xiogravura, que é mais típica do cordel”, conta Fernando.

Quem cruza com eles sempre ganha um sorriso, e um casal amigo e disposto a conversar. Entre uma pergunta e outra, eles param para interagir com algum possível comprador dos livretos. “As arte de rua não é fácil, as viagens são caras e o carro velho não aguenta.” Mas por enquanto, o ‘Mala Móvel’, como batizaram o veículo, tem aguentado bem.

Matéria escrita e publicada sexta-feira (06) no Portal da RedeTV durante a cobertura da FLIP 2010.

Anúncios

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: