FLIP: Quando velha, Isabel Allende espera ser bruxa sábia

No começo da noite desta quinta-feira (05), Isabel Allende disse ao público e ao jornalista Humberto Werneck, mediador da mesa protagonizada pela escritora chilena na FLIP, que não gosta do fato de estar envelhecendo. Mas, já que tal processo é inevitável, ela “queria ser uma bruxa sábia”, e com dentes e cabelos que não sejam postiços, fez questão de deixar claro.

A sabedoria que Allende busca alcançar com a velhice também inclui a continuidade da escrita, ato que para ela é uma prática adquirida, “escreve não é hobby”, disse, revoltada ao lembrar a história de um dentista que certa vez lhe disse que escreveria ao se aposentar. “Quando eu me aposentar, vou arrancar dentes”, ela diz ter respondido ao senhor que, para ela, zombava de seu ofício.

Para a escritora, escrever é como adentrar um mundo mágico. “Nunca é fácil escrever, mas você sempre pode começar a escrever um mal livro e ir melhorando-o ao longo do processo. Nas primeiras semanas você sente que não sabe nada sobre o livro, mas com o tempo você vai descobrindo e o livro se apresenta para você”, diz, direcionando a dica aos novos escritores.

Em um misto de conversa e entrevista, uma muito bem conduzida por Werneck, Isabel revelou detalhes de sua vida com o marido, contando, por exemplo, que eles marcam encontros para poderem ficar sozinhos. “Afinal, nós também temos uma vida sexual”, afirmou rindo, em referência aos seus 68 anos de idade.

Consagrada por ‘A Casa dos Espíritos’ e lançando seu novo romance, ‘A Ilha sob o Mar’, no Brasil, Allende foi categórica ao responder quem gostaria que a interpretasse se fizessem um filme sobre sua vida: Penélope Cruz. Há algum tempo, lembrou Werneck, sua escolhida era Sônia Braga: “ainda não havia Penélope!”, riu.

Aproveitando o clima de descontração, Werneck perguntou a Allende se ela ainda sonha com Antônio Banderas, que participou da adaptação de ‘A Casa dos Espíritos’ para o cinema. A escritora nem precisou pensar muito: “Sim! Mas ele também já está meio velho… Acho que seria bom para um sábado à tarde.”

Matéria escrita e publicada ontem no Portal da RedeTV durante a cobertura da FLIP 2010.

Anúncios

Tags:, , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: