O mundo na palma da mão

Enquanto espera o trânsito passar, você pode assistir seu programa favorito, checar seus e-mails ou navegar um pouco pela web. Tudo isso usando apenas o seu celular! Importante meio de comunicação na atualidade, fazer e receber ligações virou complemento: os celulares hoje são entretenimento e praticidade. Além de tirar fotos, os novos aparelhos também permitem ao usuário assistir televisão, ouvir músicas, organizar sua agenda, utilizar sistemas de GPS, acessar diversos conteúdos na internet.

Todos esses serviços (e muitos outros) podem ser utilizados através de um smartphone, os celulares inteligentes, como o iPhone (da Apple), o BlackBerry (da Nextel), o Nokia E71 e o Android (do Google). No Brasil atualmente existem cerca de 175 milhões aparelhos celular, segundo balanço feito pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em janeiro e o IBGE indica que em torno de 1,5 milhão de pessoas já usam a internet também nos aparelhos móveis, devido à comodidade e mobilidade.

Para quem busca entretenimento, o iPhone é atualmente a melhor opção entre os smartphones, destaca Marcelo Castelo, sócio e diretor de negócios para a área de mobile da agência de comunicação F-Biz, pois a loja virtual da Apple tem 150 mil aplicativos diferentes para download, muitos deles gratuitos. São várias ferramentas que permitem assistir vídeos, ouvir músicas, se informar sobre cinema, esportes, ler notícias, acessar redes sociais (como twitter, facebook ou orkut), encontrar mapas, etc.

Aplicativos
Os smartphones funcionam como um pequeno computador: eles tem um sistema de memória semelhante ao disco rígido dos computadores e, na internet, só não abrem sites produzidos em flash. Muitos sites já disponibilizam versões móveis, perfeitamente adequadas às telas menores. Castelo acredita que no futuro estes aparelhos devem ter ainda mais recursos e uma velocidade de navegação mais alta, além do preço mais acessível, tanto dos aparelhos quanto dos planos de internet 3G (móvel).

Várias empresas aproveitam a interação que estes aparelhos inteligentes oferecem para disponibilizar serviços exclusivos para este público que vem crescendo. A Nokia, por exemplo, lançou recentemente o modelo Nokia 5530 que já vem com o aplicativo do Guia de Receitas Knorr, com mais 500 receitas para facilitar a vida dos usuários. Na loja da Apple, você encontra de simples aplicativos de notícias para iPhone até ferramentas que permitem monitorar o crescimento de seu filho ou ter uma esteticista analisando sua pele (a jornalista Daniela Bertocchi traz algumas dicas legais para as mulheres em http://iphonedemulher.blog.uol.com.br/).

O gerente de projetos esportivos Francisco Tattine, 30 anos, está escolhendo um smartphone para comprar. Em dúvida entre o iPhone e o BlackBerry, ele diz que está procurando o modelo que ofereça mais aplicativos e velocidade. Atualmente com um celular simples, Tattine utiliza os recursos de lembretes, despertador e a calculadora, mas ele comenta que um aparelho inteligente traz a vantagem da conectividade. “Eu viajo muito, com um smartphone poderia ter informações de transito, previsão do tempo, tudo a mão, sem depender de ninguém. Eu poderia sincronizar a agenda do computador com a do celular e poder trabalhar fora do escritório, na rua, sem levar trabalho pra casa. É bom para quem está na correria!”

Mas também é preciso ficar atendo ao vício. Uma pesquisa do Universidade de Stanford (EUA), realizada com 200 jovens norte-americanos, convidou-os a marcar seu nível de dependência em relação aos seus iPhones. Em uma escala de um a cinco, na qual cinco significa muito viciado e um descreve alguém sem a menor dependência, 10% marcaram o número cinco, 34% apontaram o quatro (que representa alta dependência), 32% disseram que “não eram completamente viciados” e apenas 6% afirmaram que não eram nem um pouco dependentes. Aproveite, mas com cuidado!

Texto escrito entre fevereiro e maio de 2010 para o Portal Vital, da Unilever. A versão editada está disponível no site, cujo acesso é restrito a usuários cadastrados. Atribui uma data aleatória para a publicação do texto aqui no blog, apenas para mantê-lo como registro.

Anúncios

Tags:, , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: