Você já ouviu falar em Quinoa?

O grão é pouco conhecido aqui no Brasil, mas seu consumo tem crescido muito entre aqueles que apreciam uma alimentação mais natural. A quinoa é um pseudo-cereal de origem andina, muito consumido no Peru e no Chile. Por ser uma rica fonte de proteínas e aminoácidos, a quinoa é capaz de substituir o tradicional arroz-feijão brasileiro em seus valores nutritivos.

A nutricionista Virgínia Nascimento, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição, destaca que o grão contém mais proteínas que outros cereais, além de ter os aminoácidos geralmente encontrados no arroz (lisina e metionina) e os carboidratos com baixo teor de açúcar (geralmente encontrados no feijão), que estimulam a produção da insulina necessária ao aproveitamento dos carboidratos e gorduras, além de conter vitaminas complexo B, C, E e ácidos graxos ômega 3 e 6.

A quinoa pode ser consumida crua, em saladas, farofas ou cozida e, segundo Virgínia, “ a aceitação dos grãos cozidos quentes ou frios tem sido grande.” Por ser um cereal, a nutricionista diz que o grão “combina bem com legumes, verduras e alimentos animais como carnes ou ovos que podem ser consumidos em menor quantidade já que [a quinoa] também tem uma grande quantidade de proteínas, os principais nutrientes dos alimentos animais.”

Além da união entre quantidade e qualidade das proteínas, o pseudo-cereal ainda é bom para diabéticos e para quem faz dieta de emagrecimento. Virgínia explica que “a quinoa é fonte de carboidratos, mas já vem com uma cota de proteína agregada. Quando come batata você não tem quase nada de proteína, então o aumento de glicose [no sangue] é imediato, com a quinoa esse aumento é mais lento. E isso faz com que ela seja menos engordativa.” Pode ser um pouco difícil encontrar o grão aqui no Brasil, mas vale a pena buscar!

Texto originalmente escrito para o blog do Portal Vital, da Unilever. A versão editada, publicada hoje, está disponível em http://www.portalvital.com/blog/alimentacao-saudavel/voce-ja-ouviu-falar-em-quinoa.

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