Remédio é coisa de gente grande

Se para adultos os remédios já podem se tornar uma combinação explosiva, é preciso ainda mais cuidado quando lidamos com crianças. A maioria dos medicamentos não são testados para doses pediátricas, o que exige cautela em sua utilização, para evitar reações indesejáveis.

O farmacêutico e bioquímico Gustavo Silva Affonso, do Hospital e Maternidade São Luiz – Anália Franco, explica que “grande parte dos medicamentos que são prescritos em pediatria não foram testados em crianças, por questões éticas, e os dados obtidos em adultos não podem ser extrapolados para crianças, pois a biodisponibilidade, maturação de órgãos, eficácia e efeitos colaterais são distintos em pacientes adultos e pediátricos.”

Outros motivos que torna a maioria dos remédios inviáveis para crianças são a falta de formulações adequadas (muitos só estão disponíveis em doses sólidas formuladas para adultos e que não são facilmente reformuláveis), a falta de medicamentos com concentrações adequadas (grande parte dos medicamentos que são comercializados em formas líquidas não apresentam concentrações possíveis de serem calculadas para paciente pediátricos) e há também os remédios que contém substâncias contraindicadas para crianças em suas fórmulas. “Em pediatria, devem ser evitados remédios que contêm em sua formulação substâncias como álcool benzílico, fenol, propilenoglicol, sulfito etc, que causam reações adversas em crianças”, afirma Affonso.

Segundo a FDA (Food and Drugs Admnistration), só 20 a 30% dos fármacos aprovados pelas agências reguladoras têm indicação para uso pediátrico, destaca o farmacêutico. Para evitar problemas, Affonso diz que é preciso ter precaução dobrada na hora de prescrever medicamentos, para não expor os pacientes a riscos desnecessários e também minimizar a chance de efeitos colaterais.

Texto originalmente escrito para a edição número 12 (abril a junho de 2010) da Revista DNA São Luiz. A versão editada está disponível em http://www.saoluiz.com.br/files/revistadna/Revista%20DNA%20012.pdf (pág. 21).

Anúncios

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: