Leite enriquecido é pobre

Além do leite normal, agora existem também várias opções de leites enriquecidos com nutrientes como Ômega 3, ferro, vitaminas A, D, e outras. Fábio Ancona Lopez, pediatra do Hospital São Luís especializado em nutrição infantil, observa que esses produtos são tentativas da indústria de usar um produto de grande consumo para levar outros nutrientes à população.

“O leite enriquecido com ferro, por exemplo, tem feito com que diminuam os casos de anemia entre crianças.”, afirma Lopez. Já em adultos, as vantagens do leite enriquecido variam conforme a quantidade ingerida e a proporção de nutrientes acrescentados. Lopez destaca que a grande vantagem do leite está na quantidade oferecida de cálcio, “o resto são coisas a mais que a indústria coloca para fazer apelo comercial.”

O médico lembra que apenas o consumo de leite enriquecido não irá suprir as necessidades que nosso organismo tem por determinados nutrientes. “O melhor é recorrer aos alimentos que são reconhecidamente fontes dos nutrientes”, afirma. No caso do omega 3, por exemplo, Lopez aconselha que se aumente o consumo de peixes; para obter mais ferro, o ideal são leguminosas de folha escura e carne vermelha; quanto às vitaminas, aumente o consumo de frutas.

As substancias que são acrescidas ao leite não afetam as propriedades naturais ao produto, mas também não oferecem quantidades nutricionais suficinetes. Lopez ressalta que “colocar um nutriente em um alimento que não é fonte dele dificilmente vai resolver problema. O melhor é ter uma dieta equilibrada e diversificada.” Desse modo, você fica melhor servido tanto na mesa quanto nos nutrientes.

Texto originalmente escrito para a edição número 12 (abril a junho de 2010) da Revista DNA São Luiz. A versão editada está disponível em http://www.saoluiz.com.br/files/revistadna/Revista%20DNA%20012.pdf (pág. 15).

Anúncios

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: