Alimentos orgânicos: alternativas aos altos preços

A única forma de garantir que o alimento que você come não nem o menor percentual de agrotóxicos é consumir produtos orgânicos, que são produzidos imitando o modo como a natureza os produziria. Fica fácil perceber os danos que a ingestão de agrotóxicos pode causar no caso do tomate: na agricultura convencional, o tomate recebe em média 36 pulverizações de agrotóxicos durante seu ciclo de cultivo, nos orgânicos, são zero.

Porém, como os orgânicos ainda são um pouco mais caros que os alimentos convencionais, não é todo mundo que tem dinheiro para consumir apenas alimentos orgânicos. Assim, é importante saber impedir que os agrotóxicos caiam no seu organismo e provoquem doenças.

Roberto Figueiredo, especialista em higiene de alimentos, dá algumas dicas de como lavar os alimentos antes de comê-los. Ele explica que “existem dois grupos de agrotóxicos: os denominados de contato e os sistêmicos. Os sistêmicos são absorvidos pela raiz do vegetal e entram nestes, não há como eliminá-los. Os de contato podem ser eliminados (não totalmente) pela lavagem (enérgica, cuidadosa e total) em água corrente.”

Figueiredo sugere uma lavagem cautelosa: “Retire os alimentos da embalagem em que você os adquiriu e transfira para sacos plásticos transparentes. Leve para refrigeração por pelo menos 2 horas. Após esse período e com o alimento ainda refrigerado, lave em água corrente (bem cuidadosamente) folha a folha, fruto a fruto. Para os vegetais e as frutas que são comidos com a casca – preparar uma solução de uma colher de água sanitária (não odorizada e de boa procedência) em um litro de água e mergulhar por 5 minutos – enxaguar em água potável. Para os vegetais que são comidos sem a casca, basta a lavagem em água potável.”

Mesmo os alimentos orgânicos, que são livres de agrotóxicos, precisam ser lavados, pois, como explica Figueiredo, “podem conter microrganismos que podem causar doenças para o ser humano, além de bactérias e vírus, temos também os helmintos, como no caso da possibilidade de ocasionar cisticercose cerebral por ingestão de ovos ou proglótes [larvas] da Taenia solium.” Por isso, é importante sempre higienizar bem os alimentos antes de comer!

Esta é a segunda parte desta matéria. A primeira parte, Alimentos orgânicos: o que são e quais suas vantagens, está AQUI.

Texto escrito entre fevereiro e maio de 2010 para o Portal Vital, da Unilever. A versão editada está disponível no site, cujo acesso é restrito a usuários cadastrados. Atribui uma data aleatória para a publicação do texto aqui no blog, apenas para mantê-lo como registro.

Anúncios

Tags:, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: