Comer pode ser bem divertido

Se seu filho, como a maioria das crianças, não gosta de legumes e verduras, adote algumas práticas para uma alimentação saudável e divertida. As crianças ainda estão formando seu paladar e é importante estimulá-lo oferecendo uma grande variedade de alimentos, sempre preparados de forma distinta: se seu filho não gosta de cenoura cozinha, pode gostar dela crua, a cada dia, prepare os legumes de um jeito. Os temperos também influenciam: seu filho pode rejeitar os legumes por que, por exemplo, estão sempre temperados com vinagre.

Alterne os temperos e vá sempre oferecendo novos sabores aos pequenos. É normal que as crianças rejeitem provar um novo alimento, cujo sabor e textura desconhecem. Aos pais cabe oferecer sempre, de formas variadas e criativas. Nunca obrigue seu filho a comer algo novo ou que ele não gosta, tente novamente. Explique ao seu filho por que é importante comer este ou aquele alimento: que nutrientes e vitaminas tem e o bem que aquele alimento faz para o corpo.

Sempre dê o exemplo: como você espera que seu filho coma salada se você não come? É importante para os pequenos ter em casa um modelo de alimentação saudável. Acostume seu filho com frutas, verduras e legumes desde cedo, depois de grande fica mais difícil assimilar novos sabores.

Envolver seu filho no processo criativo da refeição também é uma boa dica. Se você morar em casa térrea, faça uma horta: as crianças gostam de atividades lúdicas e sentiram orgulho em comer o alimento que elas mesmas plantaram. Pergunte aos pequenos que legumes eles gostariam de comer e preparados de que forma, estimule-os a te ajudarem na cozinha. Faça das refeições um momento de harmonia familiar e diversão!

Texto originalmente escrito para o blog do Portal Vital, da Unilever. A versão editada, publicada hoje, está disponível em http://www.portalvital.com/blog/institucional/comer-pode-ser-bem-divertido.

Anúncios

Tags:, , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: