Etiqueta virtual entre amigos

Em ambientes familiares ou entre amigos, as trocas de mensagens podem ser informais e você pode, por exemplo, mandar um recado pelo Orkut para aquele seu amigo muito próximo, mas para isso é preciso ter certeza de que ele verá sua mensagem a tempo. A consultora de etiqueta e comportamento empresarial, Maria Aparecida Araújo recomenda que se evite mandar mensagens no email corporativo de seus conhecidos e também do seu próprio, os e-mails corporativos devem ser usados apenas no ambiente de trabalho.

Quanto ao uso do celular, da mesma forma que é melhor evitar conversas pessoas no trabalho, também é educado manter os assuntos de trabalho longe dos almoços em família ou dos encontros com os amigos. O ideal é desligar o celular para ter um momento tranquilo no seu tempo livre. Se sua profissão requer que você esteja 24h conectado, deixe o celular no silencioso ou no vibratório, avise que talvez você precise atendê-lo e, se o fizer, sai da mesa ou afaste-se um pouco para não atrapalhar seus amigos.

Tanto no trabalho quanto nas horas de lazer, a dica é manter a educação. A consultora de etiqueta Célia Leão diz que “a tecnologia não deve ser desculpa para quebrar as boas maneiras. Precisamos continuar a prestar atenção em como estamos nos relacionando com as pessoas”.Facilite sua vida usando as novas tecnologias, mas sempre tomando cuidado para não ser rude.

Texto escrito entre fevereiro e maio de 2010 para o Portal Vital, da Unilever, e publicado como parte de uma matéria sobre Etiqueta Virtual. A versão completa e editada está disponível no site, cujo acesso é restrito a usuários cadastrados. Atribui uma data aleatória para a publicação do texto aqui no blog, apenas para mantê-lo como registro.

Anúncios

Tags:, , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: