A dominação da web pelas redes sociais

Desde que Tim Berners-Lee criou o primeiro servidor web, em 1990, muita coisa mudou no que hoje conhecemos como Internet, transformando também o modo como nos comunicamos e relacionamos. Se os primeiros sites fundados foram de universidades norte-americanas, o grande destaque da rede atualmente são as redes sociais. Orkut, MSN, Twitter e Facebook estão hoje entre os 20 sites mais acessados no Brasil (segundo o ranking do Alexa.com).

Tudo começou com o ICQ, o primeiro programa de bate-papo online, lançado em novembro de 1996, que fez muito sucesso nos anos 90, mas que foi desbancado pelo MSN, aberto em julho de 99 e que atualmente tem mais de 300 milhões de usuários. Já a onda das redes sociais é mais recente: o orkut começou em janeiro de 2004, o facebook é de fevereiro do mesmo ano e o twitter, a mais nova das grandes redes socias, foi fundado em agosto de 2006. Hoje os sites têm, aproximada e respectivamente, 50 milhões, 350 milhões e 50 milhões de usuários cada.

No Brasil, o orkut é a rede social de maior sucesso. Dos 50 milhões de usuários, cerca de 54% são brasileiros. O sucesso por aqui foi tanto que o Google (dono do orkut) transferiu a sede do site para o Brasil. Os usos do orkut são variados: manter contato com colegas e velhos amigos, trocar mensagens e fotos são os mais comuns, mas também é possível participar de comunidades, debater ideias, fazer contatos profissionais, novos amigos e alguns até se casam com pessoas que conheceram na rede!

Parte 1 da pauta “Uma mãozinha da internet”, que termina AQUI.

Texto escrito entre fevereiro e maio de 2010 para o Portal Vital, da Unilever. A versão editada está disponível no site, cujo acesso é restrito a usuários cadastrados. Atribui uma data aleatória para a publicação do texto aqui no blog, apenas para mantê-lo como registro.

Anúncios

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,

Trackbacks / Pingbacks

  1. Uma mãozinha da internet « (Não) Apenas divagações - 26/06/2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: