Sombras da Vida

Posted on 27/fevereiro/2009 by Cinéfilos

Três Macacos (Üç Maymun) é um filme de tristes  sombras, da fotografia aos personagens. As cenas escuras, com poucos focos de luz e fortes contrastes, nos mostram o que veremos ao longo de todo o filme: uma família sofrida, repleta de problemas e segredos, sempre sujeita às manipulações e peças que a vida nos prega.

Como no provérbio japonês e na imagem que comumente os representa (os três macacos sábios que nos dizem que não se deve “ver o mal”, “ouvir o mal”, “falar o mal”), os personagens principais da trama são os três macacos que não desejam se comunicar, que preferem ignorar detalhes de suas vidas, omitir informações e construir uma convivência pacífica baseada em segredos. Algo humanamente impossível. Fracassam. E suas vidas caem por terra, levando convicções e esperanças.

Ao contrário dos três macacos do provérbio, a família que compõe o eixo central deste longa não faz bem ao evitar ver e compartilhar suas aflições. Por dinheiro, Eyüp (Yavuz Bingol, o pai) assume a culpa por um acidente causado por seu chefe, Servet (Ercan Kesal), um político que está tentando se eleger. Hacer (Hatice Aslan), a mãe, e o filho do casal, Ismail (Rifat Sungar), ficam desnorteados com a ausência paterna, e acabam fazendo coisas que Eyüp não aprovaria.

A trama se desenvolve de um modo peculiar que quase se poderia dizer típico dos filmes do “lado B da Europa”. Um país pobre, com uma população arrasada tentando de tudo para sobreviver e melhorar de vida. A direção de Nuri Bilge Ceylan foi premiada no Festival de Cannes 2008.

A fotografia é o grande destaque do filme, linda do começo ao fim, nos envolve na trama. Quanto a mim, digo que gostei mais do filme por que a fotografia escura me mostrou o quão melancólica pode ser a vida. Pela fotografia, é possível solidarizar-se com a pobre família. E desejar que tenham sorte em suas buscas, que saiam da escuridão e sobrevivam às tempestades.

Republicado neste blog em 14/06/2011 – atribui uma data aleatória apenas para manter o texto aqui como registro, já que este blog ainda não existia na data de publicação do texto acima. O site Cinéfilos, projeto da Jornalismo Júnior, empresa júnior de jornalismo da ECA-USP, agora está hospedado no http://cinefilos.jornalismojunior.com.br/.

Anúncios

Tags:, , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: