Sexo sem vergonha

Posted on 3/dezembro/2008 by Cinéfilos2 comentários

Vinheta do 3º FIAE“Live long enough to find the right one” é o que parecem nos dizer as animações do 3º Festival Internacional de Animação Erótica (FIAE), que começa hoje (3) e vai até o dia 7/12 no HSBC Belas Artes, em São Paulo-SP. O Festival, único no gênero no mundo, nasceu aqui no Brasil, em 2006, com o objetivo de estimular a exibição de animações que geralmente ficam de fora do circuito tradicional de cinema.

No total, o festival exibe 149 curta-metragens de 32 países diferentes com temas como amor, sensualidade, fetiche, romance, saúde sexual e erotismo, entre outros relacionados ao universo da sexualidade. A programação será dividida nas modalidades: Competição de Curta (9 módulos), Especial Sexo SeguroEspecial City Hunters e Retrospectivas, com os melhores deste ano, mais os premiados de 2006 e 2007. Os prêmios do festival serão classificados da seguinte maneira: Melhor Animação Brasileira e Melhor Animação Internacional (ambas escolhidas pelo júri popular), Animação Mais Quente (eleita pelo canal de TV adulto Sexyhot) e Melhor Animação Online (pelo Porta Curtas).

Ontem, uma sessão especial abriu o festival com uma seleção de curtas que serão exibidos ao longo dos próximos cinco dias. Em uma hora, uma amostra do que o festival reserva aos seus espectadores: desde a sutilieza de um jovem zumbi apaixonado (Boby le Zombi, França) à obesa e obscena solidão de uma mulher com seu relógio (Tiempo para Carla, Espanha), o FIAE aborda os temas da sexualidade de forma às vezes leve e sútil, às vezes explícita, mas nada muito chocante: os curtas tendem, em sua maioria, para o cômico e a sessão de cinema é algo divertido e descontraído.

Personagem do simpático Sugar Baby Love - AIDESAlém das animações bonitinhas (como o Zombi acima citado), algumas são de uma sexualidade mais maldosa: em The Flower (Canadá), a meiga florzinha é ferrada (!) por uma malvada abelha, e sua música melosa se vai, pobrezinha(o). Um destaque é o Especial Sexo Seguro: das animação apresentadas na abertura do Festival, os dois curtas franceses do diretor Wilfrid Brimo (Baby Baby – AIDES Sugar Baby Love – AIDES), que carregam o slogan “Live long enought to find the right one”, foram as mais bonitas que vi: a busca pelo par perfeito, entre muitos problemas e sempre com proteção.

Em todas as animações, de Carla, a solitária gorducha, à felicidade encontrada em uma boneca inflável, os curtas, no geral, parecem tratar desta incansável busca humana por um par perfeito, por uma companhia. Pela companhia feita para você. Enquanto nos perdemos pelos negros caminhos dos relacionamentos amorosos, o sexo é tratado sem vergonha, sem papas na língua ou censuras. Tudo muito honesto.

Confira a programação: http://fiae.com.br/Agendasp.html

Terminado o festival, o YouTube tem um vasto acervo de curtas (procure por FIAE) e o canal FX, da TV a cabo, de vez em quando exibe algumas das animações que passaram na programação do FIAE.

Republicado neste blog em 14/06/2011 – atribui uma data aleatória apenas para manter o texto aqui como registro, já que este blog ainda não existia na data de publicação do texto acima. O site Cinéfilos, projeto da Jornalismo Júnior, empresa júnior de jornalismo da ECA-USP, agora está hospedado no http://cinefilos.jornalismojunior.com.br/.

Anúncios

Tags:, , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: