Como eu festejei o fim do mundo

Sinopse: Romênia, final dos anos 80. A ditadura comunista influencia a vida e os relacionamentos das personagens, o que os leva a questionar o regime e fazer planos para derrubá-lo. Nesse contexto, os adolescentes Eva, Alex e Andrei terão o rumo de suas vidas direcionado pela política de seu país.

Co-produção franco-romena, Como Eu Festejei o Fim do Mundo mostra a decadência e o declínio do regime comunista na Romênia. Sob uma ótica diferente dos filmes com essa mesma proposta, aqui a análise parte dos personagens, de seus desgostos e afições pessoais provocadas e oriundas da política nacional.

Eva é uma estudante comum que, por culpa do namorado – e vizinho – Alex, acaba sendo expulsa do colégio em que ambos estudam. O filme começa nos mostrando que o pai de Alex é policial, tem grande influência e não é muito bem visto na vizinhança. Alex quebra um busto do presidente Nicolai Ceausescu no colégio e seu pai, contrariando os pedidos do menino, não isenta Eva de ser punida por algo que apenas assistiu.

Os pais da menina acreditam que ela não deveria desprezar Alex, pois sua relação com ele os ajuda, e condenam a filha quando ela começa a se envolver com Andrei, um novo vizinho e colega na nova escola, que mais poderia ser considerada um reformatório. Andrei é filho de opositores do regime e sua família é mal vista entre os visinhos por ser considerada capitalista e pró-Estados Unidos. O menino incita Eva a fugir da Romênia junto com ele.

A grande atração deste filme, porém, é o irmãozinho de Eva, Lali (assim apelidado pela irmã), que faz planos de derrubar o presidente Ceausescu, sonha com barcos e vive gripado. O menino reflete a indignação crescente da população para com o socialismo e a esperança de mudanças próximas. Por si só, já valeria a pena.

Texto originalmente publicado no site Homem Nerd, no final de abril de 2008. Publico aqui em uma data aleatória, para mantê-lo como registro.

Anúncios

Tags:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: