Chega de Saudade

Sinopse: Em um salão de baile à moda antiga, uma única noite altera o rumo de vários personagens. Ao longo do tempo, percebemos os impactos do salão na vida das pessoas, sua importância e influencia.

Com tom saudoso, o filme Chega de Saudade pode comover muitos espectadores mais velhos, correndo o risco, porém, de se tornar atraente só para estes e perder grande parte de seu brilho.

Com cinco núcleos de personagens, nem a diretora do fantástico Bicho de Sete Cabeças, Laís Bodanzky, conseguiu evitar que alguns deles caíssem no lugar comum. Paulinho Vilhena e Maria Flor formam um casal repleto de irritantes clichês. Já a dupla de viúvos, que se conheceram no baile, é comovente, e ninguém melhor que Tônia Carrero e Leonardo Villar para dar brilho a este amor maduro.

A jovem Bel (Maria Flor) é cativante e encanta o espectador com seu sorriso carismático. Parte de um núcleo que pode se tornar muito aborrecedor ao freqüentador acíduo das salas de cinema, a atriz deu um brilho todo especial à sua personagem, cercada por um namorado ciumento e um velho mulherengo.

A trilha sonora merece destaque: o melhor da MPB com Elza Soares no vocal da banda “Luar de Prata”, a atração do salão. É ao som da boa música brasileira e de algumas raridades da música mundial que os personagens vivem seus clichês, incongruências e fatalidades. A vida dentro do salão perde parte do brilho para dar lugar ao glamour.

No lugar onde mulheres não entram de calça, o argentino ganha fama, o antigo campeão dos salões relembra os velhos tempos, o belo dançarino faz a alegria das velhas senhoras por alguns reais, o esquisitão da noite continua sempre sozinho e a senhora rica e elegante sorri, sem nunca olhar pra trás.

Texto originalmente publicado no site Homem Nerd, em março de 2008. Publico aqui em uma data aleatória, para mantê-lo como registro.

Anúncios

Tags:, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: