A Lei do Desejo

Sinopse: Pablo é um diretor de cinema apaixonado por um rapaz que não corresponde a seus sentimentos. Um envolvimento inesperado com Antônio o fará repensar sua vida, suas relações e seus sentimentos. Aquilo que somos levados a fazer por amor também será questionado.

Almodóvar tem a tendência de explorar o universo do sexo e, em muitos de seus filmes, das mulheres. Neste filme de 1987, ao contrário, ele opta por analisar o universo da sexualidade masculina, misturando homossexualismo, transexualismo e os desafios do amor e da convivência.

No começo do filme, o personagem de Pablo pode nos parecer um tanto quanto frio, como um simples viciado em sexo. Mas o sofrimento pelo qual ele passa ao ser rejeitado por Juan, o homem que verdadeiramente ama, nos contamina, e dói mais ainda perceber que ele faz o mesmo com outros homens que o amam.

O conflito de sentimentos amorosos será o grande direcionador do filme. Antônio, personagem de Antonio Banderas, dedicara no decorrer do filme um amor exagerado pelo diretor, que perturba-se com a intromissão em sua vida.

Pablo é um homem fechado, frio para com seus amantes, dedica, porém, grande ternura e afeto à irmã transexual, personagem brilhantemente interpretada pela atriz Carmen Maura, e à garotinha que vive com ela.

O espectador é tocado pela beleza de cores e pelo jogo peculiar aos filmes do diretor espanhol. A analise profunda e envolvente que cada personagem ganha se revela apenas ao final da narrativa e nos surpreende até o ultimo minuto.

As personagens do filme parecem ser movidas muito mais por seus sentimentos de posse do que por amor. Ou, se é amor, é um amor doentio, um amor manco. O Desejo, com letra maiúscula mesmo, move as atitudes dessas pessoas, vitimas de sua própria cobiça. Por que só se sente falta daquilo que já se teve.

Texto originalmente publicado no site Homem Nerd, no final de dezembro de 2007. Publico aqui em uma data aleatória, para mantê-lo como registro.

Anúncios

Tags:, , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: